Páginas

sábado, 1 de dezembro de 2012

Ministro participa de testagem de HIV no Rio

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou nesta sexta-feira (30) na comunidade da Rocinha, Rio de Janeiro, da Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem para Sífilis, HIV e Hepatites B e C. Durante a ação, lançada pelo Ministério da Saúde para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, foram oferecidos à comunidade testes para Sífilis, HIV e Hepatites B e C. No estado do Rio de Janeiro, foram disponibilizados à população 22 mil exames, sendo 10.200 para testes anti-HIV.
Das 530 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil, estima-se que 135 mil desconhecem a sua situação e 30% chegam aos serviços de saúde tardiamente. Para mudar essa realidade, o governo federal busca aumentar a chance de diagnosticar o público, por meio da estratégia Fique Sabendo, ação de incentivo ao teste de aids, com foco na conscientização da população.
Durante a visita, o ministro disse que o Brasil tem um programa ousado no enfrentamento ao HIV/aids. “Com as nossas ações, reduzimos em 40% a transmissão vertical pelo HIV. Em 2001, 61% das grávidas faziam teste HIV, hoje já são 84%. Queremos chegar a 100% das mulheres grávidas realizando o teste para HIV e sífilis, que é um indicador de qualidade no pré-natal”, afirmou Padilha.
Exclusivamente para essa mobilização, o Ministério da Saúde enviou aos estados de todo o país, 396 mil testes rápidos para HIV e 219 mil para sífilis, 123 mil para hepatite B e 128 mil para a C. No total, foram mais de 867 mil exames destinados à ação. A mobilização será realizada até amanhã (1º).
Teste Rápido - Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento – antes e depois do exame – e, em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado. “O grande foco da ação é a melhoria da qualidade de vida e a garantia dos direitos humanos à saúde, com sigilo e confiabilidade”, explica o ministro.
Além do exame de HIV – que pode ser rápido ou tradicional – o Fique Sabendo distribui insumos de prevenção, como camisinhas, gel lubrificante e material informativo, com aconselhamento pré e pós teste.
Desde a implantação do teste rápido, em 2005, foi registrado aumento de 340% no número de testes ofertados (de 528 mil, 2005, para 2,3 milhões, em 2011). De janeiro a setembro deste ano, já foram distribuídas 2,1 milhões de unidades do exame. A expectativa é fechar 2012 com a remessa de cerca de 2,9 milhões, apenas para detecção do HIV.
“Diagnosticar as pessoas que vivem com HIV e trazê-las para as redes de atenção à saúde é prioridade do governo federal. O Fique Sabendo, não só encaminha quem está com diagnóstico positivo para tratamento nos serviços de referência, como também distribui insumos de prevenção”, observa o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
Campanha – O tema da campanha pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids, deste ano, irá destacar a importância de se realizar o teste, tendo como porta-vozes pessoas que vivem com HIV/aids. A estratégia prevê veiculação de mensagens de promoção ao diagnóstico de HIV, com base nos direitos humanos e no combate ao estigma e preconceito. A divulgação nacional será feita em TV, rádio, salas de cinema e internet.
O público-alvo é a população em geral, especialmente a que vive em situação de maior vulnerabilidade. A campanha também incentiva os profissionais de saúde a recomendarem a testagem aos pacientes, independente de gênero, orientação sexual, comportamento ou contextos de maior vulnerabilidade.
Fonte: Ubirajara Rodrigues / Agência Saúde

1 comentários:

Unknown disse...

a direção milto fonte magarao preciso do meu laudo medico atestado medico eresultado da carga viral pois a dotora esta dificultando a entrega desses documento medica camila crespo Mascarenhas crm 52.0108351-1 por favo pesa a ela para adiantar pois e lei e meu direito quero este documento tec radiologia tec tomografia tec farmácia utimo ano de graduação de farmácia pois sou da área so estou com hiv carga viral estaboa mais minha imunidade esta muito baixa pois esta aparecendo muito sitomas no corpo a adevogada do meu caso esta esperando este documento por gentileza mande este documento preciso janssem crespo de Souza tel 25950008

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons